sexta-feira, junho 25, 2010

Mulher motard, a mim não me convém !!!

O tempo hoje parecia querer puxar chuva, mas o que tem de ser é muito forte, e fizémo-nos à estrada. Seguindo o itinerário que se anexa, e aproveitando a acalmia da hora do jogo de futebol, que eu já previa não ter grande interesse, até mesmo porque vou ver o principal nos próximos 30 serviços noticiosos, como é da praxe. (Estão a informar-me que até vai passar a totalidade em diferido)
Devo dizer que não tenho conduzido a mota, devido a um problema de saúde, uma espécie de otite crónica, que surge no arranque, e dura até eu parar a mota e passar para a posição de pendura, nessa altura, a espécie de vuvuzela que vou a ouvir, (e retrato aqui o som) e que diz mais ou menos isto: "pois, já estás a conduzir há 2 Km, foi para isto que eu tirei carta, não !? Para andar à pendura !?!? Vê lá mas é se sais daí !!" silencia-se ... Tenho que ir ao médico.
Consegui hoje, retratar um dos piores inimigos de um motard em movimento, do qual publico imagem. A sorte é que no meio destas indecisões, motard que se preze já passou !
O primeiro local a visitar, (calma, já lá vamos) é um super-mercado local para comprar água, porque afinal ao invés de chuva, houve foi calor em barda, e a malta, (ao contrário do que o outro diz) não tem nada de camelo. No local onde parámos (durante a maior parte do trajecto, não me doeu os ouvidos) dava para ver uma colina, muito bem enfeitada com a bandeira nacional, como se poderá constatar pela imagem. Deixo aqui um tema que deveria ser integrado naquelas faixas das tunas, e vai mais ou menos assim: "Mulher motard, a mim não me convém ... Só quer conduzir, e não deixa mais ninguém !!!"
Agora sim, vamos às visitas, o ponto designado por C no itinerário, é onde podemos encontrar a Queda do Vigário, a cascata tem 24 metros de altura e terá sido originada pelo desvio do leito da ribeira, de uma zona mais a levante para este local. Embora exista estacionamento e sinalização na zona, a cascata é acessível apenas a pé, após descer uma rampa íngreme por detrás do cemitério local, percorrendo depois cerca de 200 metros.
Já as fontes (fonte grande e fonte pequena) são mais fáceis de encontrar, sendo acessíveis a veículos.
A Fonte Grande é um postal ilustrado da aldeia cultural de Alte. Património ambiental, fonte de águas cristalinas cercadas por um arvoredo majestoso, local de merendas com mesas e bancos de pedra, é um destino de lazer que convida a belos passeios e piqueniques.
Durante séculos, as águas correntes da ribeira, abastecidas pela Fonte Grande, alimentavam a aldeia, serviam para curtir o esparto, eram utilizadas pelas lavadeiras e regavam as hortas em seu redor. Hoje, após vários melhoramentos, a Fonte Grande é uma verdadeira piscina, aproveitada por muitos para se banharem nas suas águas límpidas que dão saúde ao corpo.
Ao longo do ano recebe a visita de milhares de turistas, nacionais e estrangeiros, atraídos pela beleza da paisagem bucólica. É junto à Fonte Grande que se realizam os tradicionais festejos do 1º de Maio e festivais de folclores, que dão movimento, cor e alegria a toda a aldeia de Alte.
A Fonte Grande sempre foi musa inspiradora para poetas, um sítio com histórias e curiosidades, lugar de conversas e cantos em noites de luar.
Ainda houve tempo para tentarmos a nossa sorte, e conseguimos ! Veja-se a imagem, dois Fizz Limão, que ainda subsistiam no fundo da arca do café existente in situ.
Decidimos então que estava na hora de partir, com a certeza que iremos voltar a este fantástico local. Para todos aqueles que conhecem o Algarve do Verão e das praias, já está na altura de interiorizarem que o Algarve é todo o ano, barrocal, serra e praia, com as suas lendas, e Moiras encantadas ... ;o)

Sem comentários:

Enviar um comentário